Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Crónicas de uma filha Atrapalhada

Lembram-se da pequena Bá do blog "Crónicas de uma mãe atrapalhada." Pois,ela cresceu! E agora exigiu que existisse também a sua versão de filha num blog a quatro mãos.

Crónicas de uma filha Atrapalhada

Lembram-se da pequena Bá do blog "Crónicas de uma mãe atrapalhada." Pois,ela cresceu! E agora exigiu que existisse também a sua versão de filha num blog a quatro mãos.

As minhas leituras #3: Fernão Capelo Gaivota

Hoje lembrei-me de um livro que me marcou para o resto da vida:

Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach

 

FCG.jpg

 

Já li vários livros deste autor e adorei-os sempre, mas este para mim é imperdível. Uma obra belíssima no seu todo. Existe também o filme baseado nesta obra.

 

“A maior parte das gaivotas não se preocupava em aprender mais do que os simples fatos do voo – como ir à comida e voltar Para a maioria, o importante não é voar, mas comer Para esta gaivota, contudo, o importante não era comer, mas voar... - Por que, Fernão, por que? – perguntava-lhe a mãe – Por que é que lhe custa tanto ser como o resto do bando? Por que não come?... - ... Eu só quero saber, é tudo (respondia ele) ... Há tanto que aprender! ... Em vez da monótona labuta de procurar peixes junto dos barcos de pesca, temos uma razão para estarmos vivos! Podemos subtrair-nos à ignorância, podemos encontrar-nos como criaturas excelentes, inteligentes e hábeis. Podemos ser livres! Podemos aprender a voar!"

 Às gaivotas basta-lhes saber voar para poderem procurar alimente e não precisam e mais nada. Não é o caso da Gaivota Fernão Capelo, esta gaivota quer ultrapassar os limites do voo e da vida que lhe era imposta. 

      Numa viagem fantástica pela luta dos seus sonhos Fernão capelo Gaivota faz-nos voar com ele, numa obra que é uma alegoria de um líder espiritual, no meu entender, cheia de frases inspiradoras e que nos fazem refletir naquilo que somos, na vida que temos e nos objetivos que queremos atingir. 

    Um livro repleto e beleza na sua história e na sua imagem. Para aqueles que não conhecem e que gostam do género, “apanhem” uma boleia nas asas de Fernão Capelo Gaivota e não se arrependerão.